CSBC 2012
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DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação

O workshop DesafIE será realizado nos dias 17 e 18 de julho.

Orientações aos autores de artigos aceitos.

Clique aqui para ver a versão inicial da Programação detalhada.

Clique aqui para ver a relação de artigos aceitos (ordenada pelo título do artigo).

A SBC formalizou cinco Grandes Desafios científicos da computação para a década (2006-2016). O quarto desafio trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, tendo como objetivo criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX.

O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.

Outro ponto importante que está atrelado a este desafio é a questão da Educação a Distância, que tem sido orientada por políticas nacionais e fomentada por amplos programas do governo federal tais como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Eles apresentam números expressivos no que diz respeito à quantidade de alunos, de tutores, de polos municipais e núcleos de tecnologia educacional. De que forma a comunidade de Informática na Educação da SBC pode contribuir com esses Programas?

Dentro deste contexto, o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DEsafIE!) tem por objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da Ciência da Computação à luz dos desafios presentes, principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem.

O Evento

O DesafIE! está programado para ser um evento que prime pelos debates e discussões durante o seu desenvolvimento e para tal contará com 4 painéis e apresentação de trabalhos completos ao longo de 2 dias do CSBC 2012.

Durante o evento, os participantes serão convidados a se cadastrarem em Grupos de Trabalhos Temáticos que serão conduzidos virtualmente após o evento. Os temas dos grupos de trabalho e seus coordenadores serão informados durante todo o evento.

Acompanhe a preparação do evento e outras informações aqui.

Tópicos de Interesse

O DEsafIE! está aberto a debater temas relacionados a desafios em educação sob um ponto de vista computacional. Por um lado, busca-se debater temas inovadores que envolvam necessidades de avanços computacionais para a educação em áreas como: Computação Pervasiva/Ubiqua, IHC, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Computação por Nuvens, Web 3.0, TV Digital, Computação Afetiva, entre outros. Por outro lado, visa-se igualmente abordar temas relacionados a desafios já lançados pela comunidade, tais como: Acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento, ensino de Computação, um computador por aluno, autoria de conteúdos educacionais, evolução de sistemas educacionais, gestão de grandes volumes de dados educacionais, desenvolvimento de tecnologias educacionais de alta qualidade, entre outros.

Ressalta-se que o DesafIE 2012, sendo um workshop do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área. Assim, é importante ressaltar que ele não seja entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação.

Os autores deverão guiar suas submissões basicamente pelas duas questões que seguem:

  1. Que desafios a Educação tem e que a Computação pode ajudar a resolver?
  2. Que desafios a Computação tem e que a comunidade de Informática na Educação tem pesquisado, contribuindo assim com a Computação?

Os principais temas que nortearão o evento podem ser sintetizados da seguinte forma, não se restringido a eles:

Submissão e Seleção

Os artigos completos devem ser submetidos no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores também devem omitir referências bibliográficas a trabalhos de sua autoria citados no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.

As propostas de artigos deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela web utilizando o sistema JEMS.

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.

Adicionalmente, ao prepararem os conteúdos dos trabalhos, recomenda-se que os autores levem em consideração o documento "Diretrizes para Elaboração de Artigos do DesafIE".

Alguns aspectos adicionais devem ser observados:

A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do workshop. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. Todas as submissões serão revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do workshop, relevância, qualidade técnica, originalidade e clareza.

Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.

Datas Importantes

* Serão incluídos na programação definitiva e publicados apenas os trabalhos com versão final entregue, pelo menos um co-autor já inscrito no evento e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente assinado.

Organização

Patrocínio

Coordenador Geral do Evento:

Coordenador do Comitê de Programa:

Comitê de Programa:

Comitê Gestor da CEIE:

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