DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação
O workshop DesafIE será realizado nos dias 17 e 18 de julho.
Orientações aos autores de artigos aceitos.
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Clique aqui para ver a relação de artigos aceitos (ordenada pelo título do artigo).
A SBC formalizou cinco Grandes Desafios científicos da computação para a década (2006-2016). O quarto desafio trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, tendo como objetivo criar condições para vencer as barreiras tecnológicas, educacionais, culturais, sociais e econômicas. Tais barreiras impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de abordar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.
Tomando-se a questão das “barreiras tecnológicas educacionais”, depara-se com o sistema educacional vigente, ainda baseado predominantemente no modelo transmissivo, no qual o professor apresenta conteúdos empacotados em sequências pré-definidas a estudantes passivos. Por outro lado, o dinamismo possibilitado pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) agilizam as possibilidades de acesso à informação e interação entre indivíduos. Entretanto, as dificuldades inerentes ao processo de educação continuada, ao casamento das teorias pedagógicas com o aporte tecnológico e à falta de um esforço conjugado na busca por novas oportunidades de usar as TICs em favor da aprendizagem ainda nos deixam conviver com práticas escolares do século XIX.
O relatório dos Grandes Desafios destaca que “O problema é difícil porque é único; não havendo experiências nas quais possamos nos inspirar. O tratamento deste desafio exige competências multidisciplinares, em que a pesquisa em Computação possibilita estabelecer sistemas e métodos que sustentem a constituição de uma cultura digital para acesso do cidadão ao conhecimento”.
Outro ponto importante que está atrelado a este desafio é a questão da Educação a Distância, que tem sido orientada por políticas nacionais e fomentada por amplos programas do governo federal tais como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO). Eles apresentam números expressivos no que diz respeito à quantidade de alunos, de tutores, de polos municipais e núcleos de tecnologia educacional. De que forma a comunidade de Informática na Educação da SBC pode contribuir com esses Programas?
Dentro deste contexto, o Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DEsafIE!) tem por objetivo reunir trabalhos e ser um espaço para discutir colaborativamente e de forma criativa novas ideias, pesquisas, paradigmas, reflexões e os avanços necessários da Ciência da Computação à luz dos desafios presentes, principalmente no contexto brasileiro, a fim de contribuir para a utilização eficaz da tecnologia como facilitadora da aprendizagem.
O Evento
O DesafIE! está programado para ser um evento que prime pelos debates e discussões durante o seu desenvolvimento e para tal contará com 4 painéis e apresentação de trabalhos completos ao longo de 2 dias do CSBC 2012.
Durante o evento, os participantes serão convidados a se cadastrarem em Grupos de Trabalhos Temáticos que serão conduzidos virtualmente após o evento. Os temas dos grupos de trabalho e seus coordenadores serão informados durante todo o evento.
Acompanhe a preparação do evento e outras informações aqui.
Tópicos de Interesse
O DEsafIE! está aberto a debater temas relacionados a desafios em educação sob um ponto de vista computacional. Por um lado, busca-se debater temas inovadores que envolvam necessidades de avanços computacionais para a educação em áreas como: Computação Pervasiva/Ubiqua, IHC, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Computação por Nuvens, Web 3.0, TV Digital, Computação Afetiva, entre outros. Por outro lado, visa-se igualmente abordar temas relacionados a desafios já lançados pela comunidade, tais como: Acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento, ensino de Computação, um computador por aluno, autoria de conteúdos educacionais, evolução de sistemas educacionais, gestão de grandes volumes de dados educacionais, desenvolvimento de tecnologias educacionais de alta qualidade, entre outros.
Ressalta-se que o DesafIE 2012, sendo um workshop do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área. Assim, é importante ressaltar que ele não seja entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação.
Os autores deverão guiar suas submissões basicamente pelas duas questões que seguem:
- Que desafios a Educação tem e que a Computação pode ajudar a resolver?
- Que desafios a Computação tem e que a comunidade de Informática na Educação tem pesquisado, contribuindo assim com a Computação?
Os principais temas que nortearão o evento podem ser sintetizados da seguinte forma, não se restringido a eles:
- Adaptação ao aprendiz como sensibilidade ao contexto;
- Mobilidade tecnológico-educacional como forma de independência dos dispositivos de acesso aos conteúdos;
- Computação afetiva para motivar a aprendizagem;
- Registro de longo prazo dos perfis de aprendizes e tutores;
- Mineração de dados educacionais para viabilizar a busca por padrões de aprendizagem;
- Avaliação automática e formativa nas aprendizagens básica e continuada;
- Personalização da aprendizagem como meio de melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos;
- Interoperabilidade entre ambientes interativos de aprendizagem e conteúdos educacionais;
- Desenvolvimento rápido e eficaz de sistemas e conteúdo educacional de alta qualidade;
- Capacitação de profissionais para atender as necessidades da academia e da indústria;
- Elaboração conjunta de políticas de governo para promover o uso de tecnologias educacionais.
Submissão e Seleção
Os artigos completos devem ser submetidos no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores também devem omitir referências bibliográficas a trabalhos de sua autoria citados no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.
As propostas de artigos deverão ser submetidas apenas em mídia digital pela web utilizando o sistema JEMS.
Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC.
Adicionalmente, ao prepararem os conteúdos dos trabalhos, recomenda-se que os autores levem em consideração o documento "Diretrizes para Elaboração de Artigos do DesafIE".
Alguns aspectos adicionais devem ser observados:
- Os artigos completos deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
- Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
- Na versão final do artigo, caso aceito, os dados dos autores e filiações serão incluídos;
- Os trabalhos devem possuir uma seção que enfatize os desafios abordados no mesmo;
- Os autores devem omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo;
- Recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do SBIE e WIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui.
- Idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês, ou Espanhol
A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do workshop. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. Todas as submissões serão revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do workshop, relevância, qualidade técnica, originalidade e clareza.
Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a submeter versão expandida para publicação na RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação.
Datas Importantes
- Prazo final para a submissão de trabalhos: 6 de maio de 2012 (segunda prorrogação).
- Notificação preliminar de aceitação com sugestão de correções: 4 de junho de 2012.
- Prazo para entrega da versão final: 20 de junho de 2012.
- Prazo para inscrição de pelo menos um co-autor por trabalho: a ser divulgado em breve.
- Publicação da Programação Definitiva*: a ser divulgada em breve.
* Serão incluídos na programação definitiva e publicados apenas os trabalhos com versão final entregue, pelo menos um co-autor já inscrito no evento e com termo de cessão de direitos à SBC devidamente assinado.
Organização
- UFPR e UFABC
Patrocínio
- Sociedade Brasileira de Computação(SBC)
Coordenador Geral do Evento:
- Alexandre Direne(UFPR) - alexd@inf.ufpr.br
Coordenador do Comitê de Programa:
- Edson Pimental(UFABC) - edson.pimentel@ufabc.edu.br
Comitê de Programa:
- Alan Pedro da Silva (Universidade Federal de Alagoas)
- Alberto Castro (Universidade Federal do Amazonas – UFAM)
- Alex Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)
- Alexandre Cardoso (UFU)
- Alexandre Direne (UFPR)
- Alisson Brito (Universidade Federal da Paraiba)
- Anarosa Brandão (Universidade de São Paulo)
- André Raabe (Universidade do Vale do Itajaí)
- Andrey Pimentel (UFPR)
- Aydano Machado (Universidade Federal de Alagoas)
- Benedito Ferreira (Universidade Federal do Pará)
- Carlos Araujo Jr. (UNICSUL)
- Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- Clovis Fernandes (ITA)
- Crediné de Menezes (UFES)
- Daltro Nunes (UFRGS)
- Davidson Cury (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)
- Débora Barbosa (Universidade Feevale)
- Dinani Amorim (Universidade do Estado da Bahia e Facape-PE)
- Edilson Ferneda (Universidade Católica de Brasília – UCB)
- Edson Cáceres (UFMS)
- Edson Pimentel (Universidade Federal do ABC – UFABC)
- Eliseo Reategui (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Elizabeth Rocha (Universidade Federal da Grande Dourados)
- Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
- Evandro de Barros Costa (Universidade Federal de Alagoas)
- Fábio Sampaio (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- Fernanda Campos (Universidade Federal de Juiz de Fora)
- Germana Nóbrega (Universidade de Brasília)
- Gilda Helena Bernardino de Campos (PUC – Rio)
- Heitor Barros (Federal Institute of Alagoas)
- Ig Ibert Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas)
- Ismar Frango Silveira (Universidade Cruzeiro do Sul)
- Itana Stiubiener (Universidade Federal do ABC)
- João Gluz (UNISINOS)
- Joice Otsuka (Universidade Federal de São Carlos)
- Jorge Fernando S. de Araujo (Colégio Pedro II)
- José Parente de Oliveira (Technological Institute of Aeronautics – ITA)
- José Valente (Unicamp)
- José Francisco Netto (Universidade Federal do Amazonas)
- Juliana Cristina Braga Braga (Universidade Federal do ABC)
- Lúcia Giraffa (PUC-RS)
- Leônidas Brandão (Universidade de São Paulo)
- Leonardo Cunha de Miranda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
- Liane Tarouco (UFRGS)
- Liliana Passerino (UFRGS)
- Lucila Santarosa (UFRGS)
- Luiz Dourado Junior (UFPA)
- M. Cecília Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP)
- Magda Bercht (UFRGS)
- Marco Carvalho (University of Brasilia)
- Marco Aurelio Gerosa (IME/USP)
- Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas)
- Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade Federal de Sergipe)
- Mauro Pequeno (Universidade Federal do Ceará)
- Márcia Cristina Moraes (PUCRS)
- Mirella Moro (Universidade Federal de Minas Gerais)
- Neide Santos (UERJ)
- Nizam Omar (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
- Pasqueline Dantas (UFCG)
- Patrícia Tedesco (Centro de Informática – UFPE)
- Patricia Alejandra Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Patricia Jaques (UNISINOS)
- Patrick Brito (Federal University of Alagoas)
- Pollyana Mustaro (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
- Raymundo Ferreira Fº (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)
- Rejane Frozza (UNISC)
- Renata Fortes (ICMC-USP)
- Ricardo Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina)
- Ricardo José Rocha Amorim (Universidade do Estado da Bahia/Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina)
- Robinson Noronha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
- Romero Tori (Centro Universitário Senac / Universidade de Sao Paulo)
- Rosane Aragón Nevado (UFRGS)
- Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
- Sérgio Crespo C. S. Pinto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)
- Sílvio Cazella (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
- Sean Siqueira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)
- Seiji Isotani (Universidade de São Paulo)
- Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados)
- Wilson Branco Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
Comitê Gestor da CEIE:
- Alberto Castro (UFAM)
- Alex Sandro Gomes (UFPE)
- Alisson Brito (UFPB)
- Henrique Nou Schneider (UFS)
- Ig Ibert Bittencourt (UFAL) - Vice-coordenador
- Ismar Frango Silveira (Mackenzie) – Coordenador
- Jorge Fernando S. Araújo (UCP)
- Leonardo Cunha de Miranda (UFRN)
- Leonidas Brandão (USP)
- Maria Augusta Nunes (UFS)
- Patricia Jaques (UNISINOS)
- Rosa Vicari (UFRGS)
- Seiji Isotani (USP)
- Valguima Victoria V. A. Odakura (UFGD)