Voltar
Página principal

Integração e Diferenças Regionais: O Papel da Computação

A melhoria das condições de vida e cidadania brasileiras passa pela construção de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda e riqueza. No cenário nacional, o fator de localização geográfica exerce forte influência na distribuição de riquezas, não apenas entre grandes regiões (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste), mas entre centros e periferias, litoral e interior. Portanto, um dos grandes desafios nacionais é a redução das diferenças de níveis sociais e econômicos entre as diversas regiões do País. A integração nacional, por outro lado, mostra-se como ferramenta importante para as reduções das diferenças, distribuindo o conhecimento e aproveitando o potencial produtivo de cada região de forma complementar.

É sabido que a informática, principalmente depois do advento da Internet, passou a desempenhar um importante papel de integração dos povos e suas regiões. No entanto, tal integração costuma estar inserida em um processo unilateral e de aculturação, devido a maior capacidade de acesso às novas tecnologias e educação formal, por parte das regiões mais desenvolvidas. Assim sendo, a integração assume, por vezes, ao contrário do que se esperava, um papel de aprofundamento das diferenças de níveis de vida e renda.

Dentro desse contexto, qual o papel da Informática? Como os governos, setor produtivo, educacional e terceiro setor, podem se valer dessa poderosa ferramenta para construir essa nova sociedade? De que forma a tecnologia da informação poderia ser utilizada como suporte às políticas de desenvolvimento regional e integração nacional? Por fim, qual o nosso papel como professores, cientistas, profissionais e estudantes de Informática nessa transformação? Qual o papel da Sociedade Brasileira de Computação? Essas serão as questões que nortearão as discussões políticas e técnicas no XXIV Congresso da SBC.

Coordenador Geral do Congresso da SBC 2004
Raimundo José de Araújo Macêdo, UFBA