Programa e Eventos |
Programa do Congresso Eventos Paralelos |
Coordenação: Marisa Lucena (mwlucena@kidlink.fplf.org.br)
Estrutura
prevista para a Oficina: AulaNet
Bibliografia Básica - Junto ao material do mini-curso em anexo, estarão as versões completas dos artigos abaixo mencionados.
1. AulaNet™: Um Ambiente para Desenvolvimento e Manutenção
de Cursos na WWW Estrutura prevista para a Oficina: Janelas Kidlink para o Universo Descrição do Workshop: As Janelas KIDLINK para o Universo, o novo Espaço Virtual Multiusuário para Projetos Colaborativos ou MUVS é projetado para apoiar a colaboração on-line entre estudantes e educadores. Os membros de Kidlink, estudantes de até 15 anos, educadores, e pais de todo o mundo criam e apresentam projetos multimídia neste ambiente. Eles resolvem problemas, se comunicam e colaboram no desenvolvimento destes projetos on-line. Os participantes de MUVS praticam habilidades da linguagem, adquirem habilidades tecnológicas e se comunicam com os demais participantes neste "ambiente" virtual global. Neste workshop, os participantes irão aprender sobre as Janelas KIDLINK para o Universo sendo guiados por um tour on-line e criando um projeto como exemplo. Dia 1: Durante o tour on-line, os participantes terão a oportunidade de ver exemplos práticos de como utilizar esta tecnologia no currículo escolar. O estudante irá gerar trabalhos em uma grande variedade de áreas de interesse incluindo Estudos Sociais, Artes, e Ciências, que serão apresentados. Exemplos de atividades tais como "Castelos", "Cidades do Mundo", "Contos de Fadas de Kidlink", "Furacão Havaiano" e outras lições colaborativas integradas serão demonstradas. O apresentador vai discutir como a informação é reunida e integrada pela Internet, aplicada ao currículo, e combinada com os padrões educacionais em vários países. Os educadores que fazem parte desse ambiente on-line nos contarão como os projetos MUVS são adotados nas salas de aula. Após o tour, os participantes do workshop se registrarão no MUVS e então seguirão em um tour por si só enquanto conversam com os demais estudantes e professores que estão on-line, acompanhando os recursos e trocando mensagens eletrônicas (e-mail). Dia 2: Os participantes vão criar seus próprios exemplos de projetos colaborando com os estudantes e professores que estarão on-line, adicionando recursos á Cybrary ("Cyber Biblioteca"), e gerando, criando e compartilhando textos, sons, e gráficos para as Janelas KIDLINK para o Universo. Dia 3: O MUVS de KIDLINK roda no software aplicativo Continuum 2 Dimension TM, C2dTM. Uma discussão sobre o desenvolvimento do programa C2dTM e como ele funciona seguião o exemplo de criação do projeto. Esta discussão de desenvolvimento vai incluir informação sobre especificações técnicas e utilização de banco de dados no C2dTM. Os participantes terão a oportunidade de manusear os bancos de dados e o código que está sendo usado no sistema. O workshop termina com uma discussão sobre o desenvolvimento de projetos colaborativos globais para utilização de ensino e aprendizagem à distância. Bibliografia Básica:
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http://www.kidlink.org/multi/c2d/ Estrutura prevista para a Oficina: Usando o EstudioWeb como uma Ferramenta de Apoio na Sala de Aula
1a Aula:
2a Aula:
3a Aula. Nota: Tarefas a serem realizadas ao longo da Oficina: -Navegação pelas Áreas de Estudo -Navegação pelas Áreas de Utilização - -Vivência da consulta avançada favorecendo a busca Proposta de tema para busca com desenvolvimento de atividade a partir do mesmo - Conhecer as "estrelas" do site - Simulação de escolha de "estrelas" e vivência de proposta interdisciplinar através da sugestão de atividades Estrutura prevista para a Oficina: Como Selecionar Software Educacional 1. Parte Teórica 1.1. Metodologias para avaliação da qualidade de software educacional 1.2. Visão geral das normas internacionais e nacionais (Normas ISO/IEC 9126, série ISO/IEC 14598 e Norma ISO/IEC 12119) para avaliação de pacotes de software
1.3. Características específicas para o domínio
de software educacional: 1.4. Atores do processo de avaliação de software educacional 1.5. Elaboração de uma check-list para seleção de software educacional
2. Parte Prática |