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Definição dos Cursos do Workshop de Informática nas Escolas

Coordenação: Marisa Lucena (mwlucena@kidlink.fplf.org.br)


Estrutura prevista para a Oficina: AulaNet
  1. Ambientes existentes para educação baseada na Web: Uma visão geral - Neste tópico será dada uma visão do estado da arte quanto a ambientes para educação baseada na Web, enfocando seus serviços, formas de interação e arquiteturas.

  2. Recursos Internet - Este tópico tem por objetivo situar os alunos nos principais recursos Internet de forma a mostrar suas característica e ensinar como utilizar estes recursos.
  3. O Ambiente AulaNetTM - Este tópico tem por objetivo apresentar ao aluno o ambiente AulaNetTM enfocando sua filosofia e arquitetura e mostrar passo a passo como criar um curso na Web com o uso deste ambiente.
    • Filosofia do ambiente
    • Arquitetura do ambiente
    • Serviços oferecidos
    • Ferramentas de interação
    • Como confeccionar cursos
    • Disponibilização de cursos
  4. Estilos de criação de cursos - Este tópico irá discutir as várias formas de realizar aprendizado cooperativo à dsitância através do ambiente AulaNetTM, mostrando os diversos formatos de cursos que podem ser criados.
  5. Parte Prática
    • Preparacão de material - Este tópico enfoca como preparar os novos materiais e como reutilizar o material didático já existente em mídia digital.
    • Confecção de cursos - Neste tópico será criado um curso definindo as seguintes etapas:
      • Informações sobre o curso
      • Recursos administrativos
      • Recursos de avaliação
      • Recursos didáticos
      • Plano de aulas
      • Entrada de conteúdo
    • Debate: Formas de avaliação - Neste tópico serão discutidos várias formas de se avaliar alunos em ambientes baseados ns Web.

Bibliografia Básica - Junto ao material do mini-curso em anexo, estarão as versões completas dos artigos abaixo mencionados.

1. AulaNet™: Um Ambiente para Desenvolvimento e Manutenção de Cursos na WWW
2. OwlNet: An Object-Oriented Environment for WBE
3. Using Viewpoints to Derive a Conceptual Model for Web-Based Education Environments
4. QUEST - An Assessment Tool for Web-Based Learning
5. CLEW - a cooperative learning environment for the Web
6. Caught in a World Wide Web: The Internet and the New Man

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Estrutura prevista para a Oficina: Janelas Kidlink para o Universo

Descrição do Workshop: As Janelas KIDLINK para o Universo, o novo Espaço Virtual Multiusuário para Projetos Colaborativos ou MUVS é projetado para apoiar a colaboração on-line entre estudantes e educadores. Os membros de Kidlink, estudantes de até 15 anos, educadores, e pais de todo o mundo criam e apresentam projetos multimídia neste ambiente. Eles resolvem problemas, se comunicam e colaboram no desenvolvimento destes projetos on-line. Os participantes de MUVS praticam habilidades da linguagem, adquirem habilidades tecnológicas e se comunicam com os demais participantes neste "ambiente" virtual global. Neste workshop, os participantes irão aprender sobre as Janelas KIDLINK para o Universo sendo guiados por um tour on-line e criando um projeto como exemplo.

Dia 1: Durante o tour on-line, os participantes terão a oportunidade de ver exemplos práticos de como utilizar esta tecnologia no currículo escolar. O estudante irá gerar trabalhos em uma grande variedade de áreas de interesse incluindo Estudos Sociais, Artes, e Ciências, que serão apresentados. Exemplos de atividades tais como "Castelos", "Cidades do Mundo", "Contos de Fadas de Kidlink", "Furacão Havaiano" e outras lições colaborativas integradas serão demonstradas. O apresentador vai discutir como a informação é reunida e integrada pela Internet, aplicada ao currículo, e combinada com os padrões educacionais em vários países. Os educadores que fazem parte desse ambiente on-line nos contarão como os projetos MUVS são adotados nas salas de aula. Após o tour, os participantes do workshop se registrarão no MUVS e então seguirão em um tour por si só enquanto conversam com os demais estudantes e professores que estão on-line, acompanhando os recursos e trocando mensagens eletrônicas (e-mail).

Dia 2: Os participantes vão criar seus próprios exemplos de projetos colaborando com os estudantes e professores que estarão on-line, adicionando recursos á Cybrary ("Cyber Biblioteca"), e gerando, criando e compartilhando textos, sons, e gráficos para as Janelas KIDLINK para o Universo.

Dia 3: O MUVS de KIDLINK roda no software aplicativo Continuum 2 Dimension TM, C2dTM. Uma discussão sobre o desenvolvimento do programa C2dTM e como ele funciona seguião o exemplo de criação do projeto. Esta discussão de desenvolvimento vai incluir informação sobre especificações técnicas e utilização de banco de dados no C2dTM. Os participantes terão a oportunidade de manusear os bancos de dados e o código que está sendo usado no sistema. O workshop termina com uma discussão sobre o desenvolvimento de projetos colaborativos globais para utilização de ensino e aprendizagem à distância.

Bibliografia Básica:

1 - http://www.kidlink.org/multi/c2d/
2 - http://www.tech-continuum.com/c2d/

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Estrutura prevista para a Oficina: Usando o EstudioWeb como uma Ferramenta de Apoio na Sala de Aula

1a Aula:
a) Introdução -O que é a WEB -URLs, Links e Browsers -Máquinas de busca - - Navegar na WEB procurando informação usando máquinas de busca convencionais tipo: Altavista, Yahoo, Excite, Cadê.
b) Apresentação ao EstudioWeb - Estrutura - Como está montado o ambiente - Consultas: Pré-definidas, Rápidas e Avançadas -Administração: Visão geral de como o ambiente é administrado - -Segurança e confiabilidade da informação - Visão do formato das consultas que o ambiente recebe

2a Aula:
a) Atuar como um provedor de informação para o EstudioWeb: - Interface de inclusão do EstudioWeb - Inclusão de algumas URLs como exemplo - -Como incluir de forma a proporcionar uma utilização do professor em sala de aula.
b) Definição de uma atividade prática de sala de aula com o uso do EstudioWeb

3a Aula.
a) Continuação das atividades da 2a. Aula
b) Fechamento: - Como fazer parte de forma mais atuante dentro do ambiente EstudioWeb (i.e. Como o usuário poderá ter acesso a interface de "Equipe" - Conclusões com apresentação das próximas implementações no EstudioWeb

Nota: Tarefas a serem realizadas ao longo da Oficina: -Navegação pelas Áreas de Estudo -Navegação pelas Áreas de Utilização - -Vivência da consulta avançada favorecendo a busca Proposta de tema para busca com desenvolvimento de atividade a partir do mesmo - Conhecer as "estrelas" do site - Simulação de escolha de "estrelas" e vivência de proposta interdisciplinar através da sugestão de atividades

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Estrutura prevista para a Oficina: Como Selecionar Software Educacional

1. Parte Teórica

1.1. Metodologias para avaliação da qualidade de software educacional

1.2. Visão geral das normas internacionais e nacionais (Normas ISO/IEC 9126, série ISO/IEC 14598 e Norma ISO/IEC 12119) para avaliação de pacotes de software

1.3. Características específicas para o domínio de software educacional:
· pedagógicas
· ambiente educacional
· pertinência ao programa curricular
· aspectos didáticos
· interface
· adaptabilidade
· documentação
· portabilidade

1.4. Atores do processo de avaliação de software educacional

1.5. Elaboração de uma check-list para seleção de software educacional

2. Parte Prática
Avaliação e seleção de produtos de software educacional segundo a metodologia apresentada e a check list elaborada com os participantes.

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Brasão PucO congresso é organizado pelo
Departamento de Informática da PUC-Rio