IV Workshop O Futuro da Videocolaboração (CT-Video)

Clique aqui para ver a lista de capítulos de livro aceitos no Workshop do CT-Vídeo. Ainda estão abertas as submissões para “short paper com video demo” e “abstract”.

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Video) visa ser um fórum aberto para estudar o futuro das aplicações em videocolaboração, nas mais variadas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O workshop “O Futuro da Videocolaboração” é realizado como um evento paralelo do WebMedia, e este ano será realizado no dia 19 de Outubro, no Centro de Eventos da FAURGS em Gramado/RS.  Também será possível participação de forma remota. Mais detalhes a seguir.

Chamada de trabalhos

Temos a satisfação de convidá-lo a submeter trabalhos sobre pesquisas em andamento, protótipos, demonstrações tecnológicas ou aplicações experimentais de videocolaboração.

Tópicos de interesse

Os trabalhos podem contemplar um ou mais dos seguintes tópicos de interesse, mas não restrito a eles:

  • Aplicações multimídia na saúde.
  • Produção, edição e transmissão multimídia.
  • Sistemas de telepresença.
  • Sistemas de colaboração remota.
  • Áudio 3D.
  • Cinema digital.
  • Educação online.
  • Machine learning em aplicações de vídeo.
  • Sistemas de vigilância e segurança.
  • Geração de vídeos em ambientes não controlados.

Modalidades de submissão

Os trabalhos podem ser submetidos em uma das seguintes modalidades, sumarizadas na tabela abaixo:

Modalidade de submissão Nº de páginas do trabalho Duração do vídeo Duração da apresentação Subsídio para 1 autor de cada trabalho aceito (*)
Capítulo de Livro Entre 25 e 40 Não se aplica 20 min Passagem, hospedagem e inscrição no WebMedia
Short paper com Video-demo Entre 3 e 4 Entre 5 e 10 min 10 min (contendo 5 min de vídeo) Passagem OU hospedagem
Abstract Até 3 Não se aplica 5 min Não há. Permitida a participação remota.

 

(*) Os subsídios de viagem estão condicionados à disponibilidade de recursos financeiros.

1) Capítulo de livro

Os capítulos submetidos farão parte de um livro eletrônico (pdf) que tem como objetivo compilar visões de futuro sobre Videocolaboração. Esse livro será distribuído gratuitamente, com o devido registro de ISBN.

Cada capítulo deverá conter um texto entre 25 e 40 páginas. O formato do texto deve estar de acordo com o formato da SBC modificado para o webmedia para capítulos de livros. Clique no link para baixar.

Autores são encorajados a organizar o capítulo da seguinte forma, mas outras formas de organização também serão aceitas:

  • Apresentação do pesquisador, grupo de pesquisa, laboratório ou empresa (2 páginas);
  • Apresentação dos projetos de pesquisa em andamento, destacando os padrões
    utilizados no desenvolvimento da solução (até 3 páginas);
  • Desenvolvimento do capítulo (entre 15 e 25 páginas): descrição das aplicações e áreas do conhecimento das pesquisas realizadas, tecnologias utilizadas pelos trabalhos desenvolvidos, estado da arte dos padrões e tecnologias.
  • Visão de Futuro (5 páginas): apresentar a visão de futuro para a evolução das tecnologias e/ou dos trabalhos apresentados para daqui a 2, 5 e 10 anos.

Os 6 melhores capítulos selecionados deverão realizar uma apresentação de até 20 minutos no workshop do CT-Video. Para isso poderão ter hospedagem, passagem área e inscrição no WebMedia custeadas pelo CT-Video, para 1 autor de cada capítulo.

Os autores interessados em submeter nesta modalidade deverão primeiramente submeter um resumo do capítulo, se limitando a no máximo 3 páginas. Além de um sumário com texto explicativo do que será coberto pelo capítulo do livro, também deverá ser incluído uma biografia resumida dos autores e uma breve apresentação do grupo de pesquisa, laboratório ou empresa a qual pertencem.

Datas importantes para a modalidade “capítulo de livro”

  1. Data limite de submissão da proposta (resumo do capítulo): 30 de junho 07 de julho
  2. Notificação de aceitação: 07 de julho – 14 de julho
  3. Entrega da versão final do capítulo de livro: 28 de agosto

 

2) Short paper com Video-demo

Nesta modalidade os trabalhos deverão ter entre 3 e 4 páginas e deverão estar alinhados com um dos tópicos de interesse. É sugerida a utilização do modelo de artigos da SBC.

O vídeo-demo deverá ter entre 5 e 10 minutos de duração, e deverá mostrar uma ou mais aplicações em execução. O nível de maturidade da aplicação é indiferente, podendo também mostrar provas de conceito ou protótipo de aplicações.

O vídeo pode ser hospedado pelo autor em algum serviço online (e.g. YouTube, Vimeo etc.) ou ser enviado para publicação no serviço Video@RNP (formatos permitidos: *.mp4;*.flv;*.ogv;*.wmv;*.avi;*.webm;*.3gp;*.mov.)

Os 6 melhores trabalhos deverão realizar uma apresentação de até 10 minutos no workshop do CT-Video. Para isso poderão ter hospedagem OU passagem área custeada pelo CT-Video, para 1 autor de cada capítulo.   Pelo menos 5 minutos da apresentação deverá ser utilizado para exibição do vídeo-demo.

 

3) Abstract

Nesta modalidade os resumos deverão ter até 3 páginas.  Poderão ser submetidos resumo de trabalhos ainda não iniciados, mas que se enquadrem como visão de futuro ou proposta de evolução de um projeto/produto/aplicação.

Os 6 melhores trabalhos deverão realizar uma apresentação do tipo “lightning talk” de 5 minutos, presencial ou remotamente através do serviço de conferência Web da RNP, disponível na URL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ct-video

Datas importantes para as modalidades “2” (Short Paper) e “3” (Abstract)

  • Data limite de submissão: 29 de setembro
  • Notificação de aceitação: 06 de outubro

 

Submissão

Em todas as modalidades, os trabalhos podem ser escritos em português ou inglês. Os trabalhos deverão ser enviados no formado PDF.

As submissões devem ser realizadas através do e-mail workshop-ctvideo@rnp.br

Dúvidas podem ser encaminhadas para o mesmo endereço de e-mail.

 

Apresentação dos trabalhos

Todas as apresentações deverão incorporar 2 slides obrigatórios:

  1. 1 slide apresentando o estado da arte das pesquisas na área do trabalho apresentado;
  2. 1 slide sobre a visão de futuro do autor sobre o tema apresentado (i.e., para onde evoluirá a pesquisa/tecnologia apresentada)

 

Coordenação

Leandro Ciuffo (RNP): leandro.ciuffo AT rnp.br

Comitê de programa

A definir