CESC (Comissão Especial de Sistemas Colaborativos)

A CESC (Comissão Especial de Sistemas Colaborativos) é o comitê gestor da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) voltado para ações políticas e organizacionais sobre Sistemas Colaborativos no âmbito do país, quer seja junto a órgãos públicos ou particulares. A CESC é responsável por manter o evento SBSC (Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação), realizado anualmente para reunir pesquisadores, professores, sócios institucionais e demais interessados em Sistemas Colaborativos. A CESC também é responsável por manter a Lista de Discussão da Comunidade de Sistemas Colaborativos (cesc-l), hospedada na SBC.

O Comitê Gestor da CESC se renova anualmente, sendo composto por: os 2 atuais coordenadores do comitê de programa do evento SBSC, os 2 coordenadores do evento SBSC passado, e 3 representantes da comunidade eleitos durante o evento SBSC, conforme estabelecido no Regimento da CESC. As atas das reuniões e os relatórios dos eventos estão disponíveis na seção Documentos. Na seção Links, são disponibilizadas algumas referências de interesse da comunidade de Sistemas Colaborativos.

  • Comitê

    Membros que compõem o Comitê Gestor da CESC.

  • Regimento

    Regimento da CESC, aprovado na plenária do SBSC 2008.

  • Documentos

    Atas das reuniões da comunidade e Relatórios dos eventos SBSC.

  • SBSC

    Histórico e Anais do SBSC (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos).

  • Links

    Referências para eventos e sites de interesse da comunidade.

Sistemas Colaborativos são amplamente adotados em organizações, instituições, grupos e na sociedade em geral: correio-eletrônico, mensageiro, audio e videoconferência, blog, sites de relacionamentos, comunidades virtuais, editores cooperativos, compartilhamento de arquivos, workflow etc. As questões de aplicação e pesquisa nessa área compreendem o estudo teórico e prático da promoção do trabalho em grupo, envolvendo aspectos sociais e técnicos. Diversas sub-áreas da Computação contribuiem para a pesquisa em Sistemas Colaborativos: Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos entre outras. Também atuam outras ciências com relação a pesquisas não-técnicas, como Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação e Lingüística.